Dicas para dono de gato de primeira viagem
Dicas para um dono de gato de primeira viagem

Os gatos têm muitos instintos naturais como caçar, afiar as unhas, correr, explorar, observar passarinhos e outros bichos e, é claro, dormir. Três itens são básicos no cuidado de seus gatinhos: comida, bebida e necessidades fisiológicas.
Dê a seu gato ração de qualidade. Na dúvida, já que existem tantas marcas e segmentos no mercado a se escolher, consulte seu veterinário. Ele lhe receitará a melhor opção para seu bichinho, de acordo com a raça e os costumes de seu gato. Por exemplo, gatos de apartamento e/ou castrados devem consumir uma opção de ração light, já que não fazem muito esforço físico; gatos persas, por sua vasta pelagem, devem consumir uma ração que controle a formação de bolas de pêlo em seu estômago, e assim por diante.
Gato gosta de água fresca e limpinha. E quem não gosta? Deixe sempre perto de sua ração um pote com água e troque sempre que possível, pois ao ficar exposta, a água acaba por receber muita sujeira. Não se assuste caso você veja seu gatinho bebendo água da torneira ou de algum outro lugar. Gatos adoram explorar suas próprias fontes de água! Apenas fique atento com a qualidade da água que ele está bebendo. Por isso... lembre-se sempre de abaixar a tampa do vaso sanitário!
O local e o tamanho da caixa de areia também são itens muito importantes. Adquira para seu gato uma caixa que seja alta o suficiente para que ele possa fazer, cavar e cobrir suas necessidades com conforto e sem espalhar areia para fora. Você vai me agradecer por não ter que varrer o chão toda vez que seu gato fizer suas necessidades. Retire sempre a areia suja e as necessidades sólidas, e preencha o espaço retirado com areia limpa. Escolha sempre uma areia de boa qualidade. Areais baratinhas não absorvem muito o xixi, deixando o ambiente com cheiro desagradável, além de solicitar a troca com mais freqüência. O barato sai caro, e não compensa. Troque totalmente a areia de entre 7 e 15 dias, dependendo da freqüência que seu gato faz suas necessidades.
Afague e brinque com seu gato sempre que puder, os bichinhos adoram atenção. Mas lembre-se de dar a ele seu espaço, pois gatos são animais muito independentes e geniosos.
Deixe fora do alcance de seu gato tudo que ele possa ingerir ou lhe fazer mal de alguma maneira, como: linhas e cordões, sacolinhas plásticas (eles adoram morder plásticos em geral), produtos de limpeza e outras substâncias que podem ser venenosas para o seu bicho. Gatos adoram brincar com cordinhas, faixas, lãs e outros fios em geral. Apenas deixe-os brincar com estes objetos sob sua supervisão, pois o ato de ingeri-las pode ser fatal.
Arranhadores são indispensáveis! Eles precisam afiar as unhas, faz parte de seu instinto felino. É um ótimo exercício para eles! Na hora de comprar um arranhador, também não economize. Gatos preferem arranhadores grandes, onde eles possam se esticar ao afiar as unhas. Já comprei arranhadores pequenos que meu gato nem chegou perto. Em compensação, ele adora seu arranhador-casinha de três andares.
Deixe sempre brinquedinhos espalhados pela casa, para garantir a diversão de seu felino. Bolinhas de papel (de um tamanho suficientemente grande para que eles não a engula), ratinhos recheados com erva-de-gato, bolinhas de pingue-pongue ou aquelas com um sininho dentro que fazem barulho também são ótimas escolhas. Nunca deixe seu gato entediado.
Não basta dar todos os brinquedinhos e rações de qualidade se ele não tiver o mais importante: você! Reserve sempre um tempo de seu dia para seu bichinho. É bom para ele e para você também. Se você optou por ter um gatinho, cuide bem dele e dê todo o amor e carinho que ele merece.
 
Voltar