Cirurgia

A Clínica Veterinária Petit Chien visa garantir a segurança de seu animal durante o ato cirúrgico. Dentre os equipamentos inclui-se anestesia inalatória portatil , controle de temperatura, aspirador cirúrgico, microscópio cirúrgico entre outros. Para a realização da cirurgia, o animal deverá ser avaliado previamente, e se necessário, alguns exames e medicamentos serão solicitados. O hospital possui estrutura terceirizada para tais exames pré- cirúrgicos: radiografias, ultra-sonografia, eletrocardiograma, exames laboratoriais entre outros. A preparação do local cirúrgico, da equipe e do material é conseguida através de técnicas assépticas (esterilização de instrumentais e panos em autoclave e estufa , desinfecção da sala com desinfetantes hospitalares, uso de gorro e mascara, preparação adequada do paciente), visando evitar  a contaminação cruzada na cirurgia. Na maioria dos casos a anestesia geral é utilizada. Todos os procedimentos são realizados com acompanhamento de um médico veterinário , com avaliação constante dos parâmetros fisiológicos (batimentos cardíacos e respiratórios, temperatura, pressão arterial).  Os cuidados pós-cirúrgicos são essenciais para o sucesso do tratamento; dependendo do tipo de cirurgia haverá uma variação no período de permanência no setor de internação. Cuidados intensivos devem ser realizados para total recuperação do paciente: controle da dor, temperatura corporal, suporte nutricional, controle débito urinário, administração de fluidos intavenosos entre outros. A clínica oferece serviços nas diversas áreas da cirurgia: • Cirurgia Geral (Tecidos moles) Cirurgias que envolvem órgãos abdominais seja de propósito diagnóstico ou terapêutico: cesarianas, OSH ( esterilização de fêmeas),, orquiectomia ( esterilização de machos), hérnias, cistotomia, gastrotomias, laparotomias exploratórias entre outros procedimentos.

Cirurgia Ortopédica Cirurgias que envolvem o sistema musculoesquelético. Diferentemente do que se costuma acreditar, a cirurgia ortopédica não trata somente fraturas, mas também deformidades congênitas, problemas crônicos e traumáticos relacionados ao uso excessivo do tecido ósseo. Envolve correção de fraturas com utilização de implantes, cirurgias articulares como ruptura de ligamento cruzado, luxação de patela entre outras.

Cirurgia Oncológica Cirurgia que visa a retirada de tumores ou material para biópsia. Estima-se que 60 % de todos pacientes portadores de câncer necessitem de cirurgia para seu tratamento. Muitos tumores podem ser tratados com cirurgia exclusiva ou combinação com quimioterapia. Por esse motivo a cirurgia oncológica deve ser sempre realizada por um especialista, pois este tipo de cirurgia apresenta algumas particularidades (manipulação cuidadosa dos tumores evitando sua disseminação  , presença de margens cirúrgicas livres de células tumorais).

Cirurgia Oftálmica As cirurgias oftálmicas têm sofrido uma grande evolução nos últimos anos; a clínica tem a disposição de seus pacientes equipamentos necessários para a realização de cirurgias palpabrais, cirurgias de córnea ( algumas ) e  resolução de catarata.

Neurocirurgia Cirurgia que visa a correção de doenças congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central ou periférico, que muitas vezes provocam dor e limitação física como paralisia dos membros. Atualmente a neurocirurgia abrange mais situações relacionadas aos processos compressivos (hérnia de disco, instabilidade vertebral, fraturas e luxações vertebrais).

Cirurgia Emergenciais Cirurgias que necessitam intervenção cirúrgica imediata. Incluem-se os traumas (hemorragias persistentes, ferimentos penetrantes, ruptura de órgãos, hérnia diafragmática), obstrução gastrointestinal (corpo estranho, tumores), acidente gastrointestinal (torção de estômago, intussuscepção) e  os partos distócicos ( cesarianas).

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS

• o animal deverá estar em jejum de no mínimo 8 horas; • cirurgias eletivas (sem risco imediato) são agendadas com hora marcada; • em casos encaminhados por colegas, o animal deverá passar por consulta com um dos nossos clínicos de plantão; • em alguns casos serão exigidos exames pré cirúrgicos; • o valor a ser cobrado é tabelado e depende do peso do animal, complexidade e tempo utilizado no procedimento; • o valor tabelado inclui: procedimento cirúrgico (honorários do cirurgião e anestesista), anestesia geral inalatória, 24 horas de internação (não incluso medicação), um retorno para curativo e retirada de pontos (7 a 10 dias); • não será permitida a presença de outras pessoas ou familiares dentro do centro cirúrgico durante o procedimento; • as visitas nesse período são limitadas e seguem as regras de horário dos animais internados.